Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Partilhe esta Página

Em breve teremos mais material e preços.

Entrega em qualquer ponto do País.

 

Comprar é simples:

basta fazer o pedido preenchendo o formulário na página Contatos ou se preferir pelo telefone.

Todo o material vendido é entregue na respectiva caixa de origem selado de fábrica.

Para mais informações ligue-nos:
910047194


Terras
Terras

"As terras"...criam mais problemas do que solucionam.

Felizmente para um sistema de som funcionar bem, não é de todo necessário ter ligação à terra.

Hoje em dia a grande maioria dos equipamentos possui duplo isolamento. E já nem sequer vêm equipados com tomada de terra. Mesmo aqueles equipamentos que possuem ligação à terra aconselho vivamente a usarem uma tomada sem terra. A terra de referência para o funcionamento de todos os aparelhos electricos e electronicos é e será sempre o neutro.

Um dos problemas graves para aparelhos electronicos é a chamada realimentação, vou explicar, por exemplo: num amplificador que tenha ficha com ligação à terra o objectivo da terra é o escoamento de alguma corrente parasita que se instale no interior do equipamento ou na sua caixa. Ora se a terra que dispomos nas nossas casas possuir potencial ( o que acontece sempre) estamos a introduzir no interior do aparelho, placas, componentes, etc uma tensão que não era suposta lá estar. Isto provoca mau funcionamento ou avarias tão graves como as provocadas pela sobretensão de sector. Do ponto de vista electrónico o amplificador ou outro aparelho qualquer torna-se no que se chama um oscilador ou seja emite radiações de forma descontrolada. Todas as normas em vigor em termos de RF e EMF são postas em causa com consequências também para a saúde das pessoas.

Se você vive num prédio a terra das tomadas é completamente inapropriada para electronicas ou qualquer outro aparelho. Já que para além do potêncial que esta terra tem devido a estar mal concebida na sua origem ainda vai acomular todas as tensões dos seus vizinhos. Como todos os vizinhos têm os seus equipamentos a funcionar sob sobretensão estes equipamentos vão introduzir no fio comum de terra tensões bastante elevadas bem como RF, EMF, enfim, todo o lixo electromagnetico.

Mais atrás falei em terra mal concebida na sua origem, vou explicar:

É inaceitável a forma como as terras hoje em dia estão a ser feitas. Não funcionam, são pouco seguras e colocam em perigo os seus utilizadores, uma vareta de cobre com 2m enfiada no solo não é uma terra, funciona isso sim como uma sonda, captando todo o ruído térmico que existe à superficie do solo e valores de potencial bastante elevados.

Uma terra bem projetada tem que ser aberto um buraco no solo, a dois metros de prefundidade, colocar uma camada de carvão no fundo, em cima colocar uma chapa de preferência de cobre com pelo menos um metro de largura, depois o cabo que liga à chapa tem que estar prefeitamente isolado de qualquer contato com a terra no seu percurso até à superficie. Assim qualquer potencial é descarregado lá bem em baixo. A esta prefundidade o potencial da terra é praticamente nulo, o ruido térmico é inesistente. Ou seja esta é a forma ideal de fazer uma terra à centenas de anos.

Os engenheiros de telecomunicações bem tentam espetar várias varetas para reduzir a resistência e no fim chegam à conclusão que já não é possivel baixar a resistência da terra naquele local ficando uma terra deficiente e de certeza com potêncial electrico.

Um dos problemas que se põe com as terras que actualmente são feitas e porque de um modo geral os equipamentos da população funcionam sob sobretensão é que são introduzidos à superficie do solo tensões perigosas. A esta tensão introduzida no solo se chama tensão de passo. A tensão de passo é o potencial electrico entre os dois pés e é medido a uma distância semelhante a um passo apartir da vareta introduzida no solo. Imaginem uma pedra atirada a um lago e depois obeservam as várias linhas de circunferência a volta do local onde a pedra caiu, a primeira linha é bastante prenunciada e as restantes vão sendo mais fracas. A tensão de passo é exactamente igual. Do ponto de vista ciêntifico ilustrar a propagação da tensão no interior do solo é o equivalente a imaginar um cone virado ao contrário, a parte mais larga em cima à superficie do solo e o vértice na parte mais profunda do solo. Este cone em torno de uma vareta espetada no solo, dependendo da tensão que é introduzida pode atingir uma centena de metros ou mais. O que quer dizer que por ex. numa vivenda nós estamos a receber na nossa terra todo o lixo electromagnetico do vizinho e por aí fora.

A tensão de passo é permanente e pode ser bastante prejudicial para animais, especialmente nas vivendas deve-se evitar a todo o custo colocar os animais junto a vareta de terra. Muitas vezes os animais começam a perder pelo de forma inesplicável, têm quistos e durante a noite não permanecem em sossego.

Este tipo de terra pode ser bastante perigoso. Em Portugal não temos um nível Kéraunico bastante alto nem há conhecimento de descargas atmosféricas a sério como aquelas que se registam na Africa do Sul. Não vou publicar aqui uma foto por ser algo violenta de um prado na Africa do Sul onde o rebanho de dezenas de vacas estávam mortas devido a uma descarga violenta, segundo a pesquisa feita posteriormente foi possivel vêr o local onde a descarga electrica caiu e os animais secumbiram devido a tensão de passo ter sido elevadissima.

Portanto voltando ao Hi-Fi é de todo o interesse não usar terra.

até breve.