Quem tramou o HI-FI?
confesso que andei duas semanas a pensar num titulo para este artigo, podería ter sido Quem tramou o Vinil? Quem nos anda a tramar? ou Estamos tramados! enfim...
Vamos diretos ao assunto.
Quem se lembra na década de 70 daqueles móveis GRUNDIG e TELEFUNKEN a válvulas que tinham gira-discos e rádio? Que som fantástico tinham. Lá na minha rua onde eu morava havia dois. Ainda me recordo das vezes sem conta que ouvia Cliff Richard naquela musica We don't talk anymore ou Rod Stewart em Da Ya Think I'm Sexy? em disco vinil.
Ou na década de 80 aquele sistema PIONEER X series, o Tibério que morava na Portela de Sintra tinha um no quarto... que som!
PIONEER X Series decada de 80...que som.
Ou quando passavamos na rua e se ouvia GENESIS ou POLICE de uma forma tão real que ficavamos na dúvida se eles estariam a tocar naquela casa.
Porque razão, a musica reproduzida nessa altura dava gosto de ouvir, os pratos da bateria soavam a metal batido pelas baguetes de madeira, as tarolas tinham aquele crunch, as vozes estavam presentes, a musica tinha uma dinâmica quase real.
A palavra Hi-Fi significava High Fidelity, que corresponde a norma DIN 45500. A GRUNDIG na decada de 80 fazia questão de estampar na face frontal dos seus sistemas a frase High Fidelity DIN 45500.
E Hoje?
Porque razão tantos sistemas de som estão desligados ou arrumados a um canto por esse País fora?! e os seus utilizadores já não têm vontade de ouvir musica?
O que se passa? Que epidemia silênciosa é esta? Do que estamos a falar?
sobretensão permanente. A tensão de setor oficial no nosso país e na maioria dos Paises da Europa é de 230v, no entanto existe nessas mesmas normas uma tolerância de +10% -6% que na prática significa que poderemos ter 253v ou no minimo 216v nas nossas tomadas de casa.
Todos os equipamentos electricos ou electronicos são fabricados para funcionarem com tensão de 230v. A tal tolerância de +10%-6% também se aplica aqui.
Quando é que os problemas começam?
Quando a tensão supera os 253v. No caso do equipamento de audio, que é o que nos interessa aqui, (embora o mesmo se aplica a qualquer outro tipo de equipamento) todos os componentes internos são sujeitos a tensões de funcionamento que superam as suas tolerâncias, por ex: num amplificador a tensão no enrolamento secundário do transformador sobe, mais ou menos proporcionalmente de acordo com a tensão na entrada. Os componentes aquecem, quando deveriam funcionar mornos, os transformadores emitem um ruido ou seja, é como se mudassemos as regras do jogo e a degradação começa, mais ou menos rápida de acordo com a sobretensão de setor.
Num sistema de som os primeiros sinais de que algo não está bem começam quando a tensão atinge 260v nota-se perca de detalhe ou resolução especialmente no final das notas. por ex. aos 275v o palco sonoro fica bidimensional, aos 300v o ruido nos twiters já é bastante perceptivel e por aí fora. De acordo com o meu estudo já foram registradas tensões superiores a 440v, não há equipamentos electricos ou electronicos que resistam a isto. No Reino Unido Ben Duncan eng. e entusiasta do som, colaborador frequente na revista HI-FI News foi das poucas pessoas que escreveu alguns artigos muito interessantes sobre este tema.
Porque é que isto acontece?
continua...
dentro de dias publicareí a II parte e dareí a solução.